Cortinas e estofados exigem cuidados especiais em tempos de pandemia

Saiba como higienizar cortinas, persianas e sofás para preservar a saúde dos moradores

29/09/2020

Para muitos, uma casa sem cortinas e persianas é impensável. Além de todas as características funcionais, essas peças complementam a decoração. No entanto, diante dos cuidados redobrados com a higienização da casa por conta do risco de contaminação pela COVID-19, a maior preocupação não é com o design, mas sim com a segurança.

As táticas de combate

1) Cortina tradicional de tecido
Máquina de lavar. Não há nada mais simples e eficiente do que fazer a limpeza pela máquina e ter as cortinas limpas e bem rápido. Mas atente-se ao modo que irá programar a limpeza para não desgarrar o tecido. Coloque na máquina somente a cortina (sem o forro ou outras peças de roupa) e evite centrifugar. Se estiver muito suja, deixe-a de molho em sabão em pó por até 40 minutos. Faça a pré-lavagem sempre com água fria, ou a sujeira poderá se fixar. Não é recomendável usar amaciante porque pode manchar.

2) Cortina blecaute de PVC
Limpe com esponja e sabão neutro. E isso pode ser feito com a cortina pendurada, bem prático

3) Cortina estilo painéis
Use pano úmido com detergente neutro.

4) Cortina romana
Uma das grandes vantagens desse modelo é a facilidade para limpar. Recomenda-se que seja feita com um espanador de pó. Se o modelo for de tela solar, passe um pano seco com sabão neutro. Agora, em casos especiais como o que o mundo vive agora, é recomendado então lavar com alguma empresa especializada.

5) Acessórios
Varão, trilho, argolas cromadas ou de latão, estrutura de madeira, correntes... Água, pano úmido e sabão são os melhores amigos. É preciso cuidado com o álcool porque, dependo do material, pode provar alguma reação e estragar a peça.

6) Persianas*
O álcool líquido (70%) pode ser usado para limpar as persianas. Vale lembrar que correntes de ar passam por elas constantemente, acumulando poeira e demais sujeiras em suas lâminas. Aprender a higienização correta garante maior durabilidade do material como novo por mais tempo. E evita também que algum vírus se instale por lá, seja vindo do ar ou da mão de alguém. Portanto, a limpeza deve ser feita em três períodos:

• Limpeza eventual: durante esse tempo de pandemia é muito importante fazer as limpezas eventuais com mais cuidado, se toda semana um espanador ou pano seco for utilizado para remover resíduos de pó, passando um pano úmido depois um pano com um pouco de álcool (70%). Caso não queira fazer a higienização a cada cinco dias, recomenda-se o uso quinzenal de um aspirador de pó. Para assim tirar a possibilidade de acúmulo do vírus em suas persianas.

• Limpeza mensal: deverá ser feita apenas com água e sabão neutro em panos úmidos. Para não entortar as hastes, ao passar o pano não se esqueça de apoiar com a outra mão por trás. Persianas de madeira podem e devem ser hidratadas com lustra móveis ou outro produto específico para o material.

• Limpeza anual: é importante investir na contratação de uma empresa especializada, que faça uma lavagem especial, ultrassônica, já que assim os trilhos e fios não correm o risco de comprometer o perfeito funcionamento da persiana.

Um Cuidado que devemos tomar: a limpeza deve ocorrer com as lâminas fechadas e sempre respeitando a direção, podendo ser vertical ou horizontal.

*Fonte: Online Persianas

Últimas matérias

As 5 mais vistas

Ver todas as matérias

Processando