Higienização de estofados é fundamental para evitar a retenção do coronavírus

Por se encaixar na categoria de materiais porosos, móvel pode absorver gotículas de saliva

29/09/2020

Peça central em livings e salas de TV, os sofás estão sendo mais desfrutados do que nunca. Eles acompanham o jeito de viver dos moradores. Em época de quarentena, se jogar no móvel é uma ato ainda mais comum. Mas há que se ter atenção quanto à higienização do item, que pode ser um local de retenção do coronavírus. Estofados em geral, como poltronas, sofás e almofadas, tendem a acumular poeira, por isso a limpeza é fundamental para evitar a proliferação de bactérias e outros microrganismos.

Como explica o virologista: uma pessoa que vem contaminada da rua, não está usando máscara, senta no sofá, começa a conversar, e daí elimina as gotas de saliva. “Se são partículas infecciosas com o vírus, podem se depositar no sofá e serem absorvidas, principalmente se o sofá não for impermeabilizado, e ali ficam protegidas. Ainda que não se mantenham assim por muito tempo, alguém que encosta no sofá e depois coça olho, boca ou nariz, pode contrair a infecção. É um cenário mais possível de ocorrer que o caso dos tapetes. Tudo é uma questão de pequenas probabilidades, mas existem e devem ser consideradas”, pondera o especialista.

O ideal é que uma limpeza completa do sofá seja realizada periodicamente, mas essa não é uma realidade para muita gente. O indicado é passar um pano com detergente, ou outros produtos saponáceos e desinfetantes, com atenção para o tipo de matéria-prima do sofá, para não haver danos. Uma vez ao dia essa forma de limpeza é suficiente.

Outra alternativa para manter o sofá sempre limpo é a impermeabilização têxtil, que aumenta a sua durabilidade e resistência, evitando o desbotamento e o encardimento precoce. A impermeabilização também impede que líquidos manchem irreversivelmente o tecido, além de prevenir a proliferação de ácaros e bactérias.

*FONTE: https://scoutclean.com.br/

Últimas matérias

As 5 mais vistas

Ver todas as matérias

Processando